terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Muito sacrificio de seus jogadores-torcedores e bons dirigentes honestos

O Primeiro Estádio

O Guarani utilizou por mais de dois anos o Ground da Villa Industrial. No ano de 1913, começou a alugar junto ao S.C. Commercial um campo de futebol situado no bairro Guanabara, popularmente conhecido como Ground do Guanabara.
Pouco tempo depois, o Commercial encerrou suas atividades e o Guarani obteve uma permissão de uso gratuito junto à proprietária do terreno, a Sra. Isolethe Augusta de Souza Aranha, de família tradicional e tia de um dos pioneiros do Clube, Egydio de Souza Aranha.
Após infrutíferas negociações do Presidente Carmine Alberti com a Prefeitura Municipal, na tentativa de receber em doação um espaço de terra onde pudesse construir um estádio, decidiu reunir esforços para a compra daquela área do bairro Guanabara. Sendo assim, Egydio de Souza Aranha teve papel importantíssimo na história do Guarani, pois conseguiu convencer a tia a vender o terreno, de cerca de 20 mil metros quadrados, a um preço irrisório de 900 réis o metro.
Logo foi nomeada uma "Comissão Pró-Estádio", presidida por João Pereira Ribeiro, e que fizeram todos os tipos de promoções para a arrecadação de fundos. Finalmente, em 15 de julho de 1923, foi inaugurado o primeiro estádio de futebol chamado de: "Estádio do Guarany".
Para a partida de inauguração foi convidado o grande Club Athletico Paulistano ( o principal clube do futebol paulista na fase amadora), com Friedenreich e muito mais. E a vitória desse evento foi ao Guarani, com um gol marcado por Zéquinha a quatro minutos do final da partida. A torcida campineira estendeu para as ruas a comemoração pelo triunfo e pela inauguração do estádio que assegurava ao clube, já em 1923, uma colocação entre os de melhor estrutura de todo o estado.
A escalação do Guarani na histórica partida: Pacheco, Joca e Tavares; Deputado, Juca e Joaquim; Miguel, Zéquinha, Barbanera, Nerino e Pilla.
O Estádio da Rua Barão Geraldo de Rezende passou por várias reformas e ampliações, servindo ao clube até 1953. Nele o Guarani recepcionou alguns dos maiores times do país, tendo ali mandado seus jogos pelos Campeonatos Paulistas de 1927; 1928; 1929; 1930; 1931; 1950; 1951 e 1952.
O time na inauguração
O estádio na inauguração
O time na inauguração
O estádio na inauguração
Lance de jogo pelo Camp. Paulista de 1951
O estádio em cores
Lance de jogo pelo Camp. Paulista de 1951
O estádio em "cores"