domingo, 14 de novembro de 2010

SEM BRIAN,AINDA EM 1967 OS BEATLES COMETEM UMA BESTEIRA E SÃO CRITICADOS COM UM FILME SEM ROTEIRO NEM FUNDAMENTO

Em um vôo  para os Estados Unidos, em Abril de 67, Paul McCartney teve a idéia de fazer um filme em que mostrasse os Beatles dentro de um ônibus viajando pelo interior da Inglaterra.. Como o grupo ainda estava envolto com as gravações de 'Sgt Pepper', a idéia foi arquivada até o 2º semestre do ano. Neste meio tempo os Beatles finalizaram o disco, colheram os frutos das boas críticas, conheceram o Maharishi e tiveram a pior notícia do ano: Brian Epstein havia morrido.

'Magical Mystery Tour' foi o primeiro projeto dos Beatles após a morte de Brian Epstein, e foi o primeiro trabalho do grupo a receber dolorosas críticas. Televisionado no natal de 1967, o público odiou o filme, muito pelo nonsense do roteiro e pela fraca  direção e produção. Mas a trilha sonora é um caso a parte.

Apenas 6 novas músicas foram compostas para o filme: 4 de John e Paul, 1 de George, e pela primeira vez um instrumental composto a 4 mãos. Ringo desta vez não teria uma faixa para ele.

Lançado originalmente na Inglaterra como um EP duplo, Nos Estados Unidos saiu como um LP, sendo que o lado A continha as músicas do filme, e o lado B outros singles de 1967. Tanto o EP e o LP continham um encarte colorido com 24 páginas que contava a história do filme, com desenhos, fotos e as letras das músicas.  Só em 1987, com o lançamento da discografia em CD, 'Magical Mystery Tour' passou a ser incluído após 'Sgt. Pepper', como o 9º LP dos Beatles na Inglaterra.

O EP original chegou ao 2º lugar na parada dos singles em 03 de Janeiro de 68. Não alcançou o 1º lugar apenas porque não conseguiu desbancar o single que lá estava - 'Hello Goodbye', também dos Beatles. Em Contrapartida, o LP americano foi a maior vendagem inicial de um disco até aquela data e em 06 de Janeiro chegou ao 1º lugar, permanecendo por 8 semanas.